O que é Educação Ambiental?

Educação ambiental

Nas últimas décadas o homem tem causado inúmeros problemas ao meio ambiente por conta do consumo desenfreado, proporcionado pelo desenvolvimento das ciências e da tecnologia, fatores responsáveis pelo atual modo de vida da sociedade.

 Com a procura cada vez maior por novidades a indústria tem captado matéria prima em proporções gigantescas no meio ambiente, sem o menor cuidado com as conseqüências de tais atitudes.

  Pensando nas gerações futuras, na década de 60 foi lançado o livro de Rachel Carson, Primavera silenciosa, que alertava sobre os efeitos das ações humanas sobre o meio ambiente. Foi nessa década que a história da educação ambiental iniciou-se. A partir da década seguinte, ela teve marco global, inclusive político, com a participação da UNESCO.

"Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros."  
 
(Definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente - MMA)